Entenda sobre o Pix, o novo meio de pagamentos e transferências

O QUE É O PIX:
O Pix é o novo sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central. Sua proposta é ser um meio de pagamento mais seguro, competitivo e rápido. Na prática, entre suas várias funcionalidades, ele permite fazer transferências e pagamentos em até dez segundos, sendo que essas transações podem acontecer 24 horas por dia, em todos os dias do ano, inclusive nos finais de semana e feriados.
Os PJs terão mais uma opção para receber pagamentos além do dinheiro físico, boleto, maquininhas de cartão de débito ou crédito e transferências bancárias como DOC ou TED. A ideia do Pix é que uma transferência seja tão rápida, fácil e barata quanto pagar com dinheiro vivo.
PIX PARA SUA EMPRESA:
O Pix deve eliminar parte dos custos de transações, barateando os processos de pagamento para as empresas, e poderá também ser usado para pagar fornecedores, salários de funcionários e até tributos federais.
Mas devemos ter um cuidado, essa forma de pagamento não elimina a necessidade de gerar a nota fiscal do produto vendido ou serviço realizado. O pix deverá servir apenas como meio mais prático de seu cliente realizar o pagamento na hora, sem gerar custos extras e maiores dores de cabeça.
O valores recebidos por pix devem passar apenas pela conta PJ, ou seja, se você não tem uma conta empresarial, é importante fazê-la e ativar a opção pix, criando uma chave, para que consiga utilizar essa nova forma de pagamentos.
Publicação: 03/09/2021